Sobre

Texto curatorial

Este será o terceiro ano consecutivo do OPEN HOUSE PORTO, desta vez organizado em exclusivo pela Casa da Arquitectura. Dois dias dedicados à arquitectura em visitas de portas abertas a todos os curiosos, em três cidades - Porto, Matosinhos e Gaia.

Ver a cidade e as suas entranhas, aquilo que está fora e dentro das suas paredes é o que o OPEN HOUSE propõe, e tem sido, nas edições anteriores, uma experiência surpreendente e memorável a que queremos dar continuidade.

A nossa proposta para a edição deste ano reúne um conjunto de obras ecléticas- tanto na época da sua construção como nos seus usos-, na mesma medida da diversidade urbana e da sua mutação mais recente. Essa mistura, e a complexidade daí resultante, é demonstrativa daquilo que transforma as cidades em corpos vivos e inclusivos. As cidades passaram a desenvolver-se a partir de iniciativas pontuais de escalas variadas, sugerindo percursos, atmosferas e vivências nos espaços intersticiais. Há, por isso, uma relação de proximidade entre a maioria dos exemplos escolhidos que permite perceber a influência destas intervenções na rua, no bairro, no quarteirão, na freguesia. Isto é tanto mais válido quanto maior é a pressão turística e o interesse do sector imobiliário nos centros históricos, pelo imperativo de oferecer novas perspectivas sobre uma região e a necessidade de procurar novas áreas para a sua mudança.

Sedimentando o legado das edições anteriores, veremos algumas repetições, aquelas que do ponto de vista da arquitectura são incontornáveis, autênticos monumentos contemporâneos aos quais nunca é demais regressar, como as primeiras obras de Álvaro Siza em Matosinhos ou a Casa da Música no Porto. Juntam-se referências históricas de extraordinária beleza como o Mosteiro da Serra do Pilar ou a Igreja dos Grilos. Veremos algumas obras cuja existência sempre conhecemos, mas que nunca conseguimos ou arriscámos visitar, como o Hospital Conde Ferreira, o Cemitério do Prado do Repouso, o túnel de caminho de ferro desactivado entre S. Bento e Campanhã ou a Torre de Retransmissões do Monte da Virgem. Completam esta lista algumas estruturas novas que dão um sentido de modernidade e sofisticação às zonas onde se inserem como o Metro do Porto, o I3S, ou a recuperação da Real Vinícola para Casa da Arquitectura. Pelo caminho, em Gaia, Matosinhos e Porto, dos edifícios da Baixa comercial burguesa às ilhas reactivadas, revelam-se as mais recentes formas de habitar, casas inesperadas e em locais improváveis.

De portas abertas e com visitas orientadas por especialistas, pelos próprios autores e pela equipa de voluntários, calcorrear de uma obra para outra, durante um fim de semana, tornará o Open House numa autêntica festa destas três cidades.

Paula Santos e Ivo Poças Martins

Biografias

Paula Santos - Licenciada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). Professora de projecto na Universidade Lusíada, de 1997 a 2006. Professora convidada do Departamento de Arquitectura da FCT da Universidade de Coimbra, de 2008 a 2013. Estudante de Doutoramento no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Vogal do CDN da Ordem dos Arquitectos de 2007-2010. Vogal do CDR da Ordem dos Arquitectos de 2010-2013. Fundadora e sócia da empresa sátira design de 1996 a 2000. Constitui escritório próprio e a empresa paula santos I arquitectura lda, em 1998, no Porto, tendo obtido o primeiro prémio em diversos Concursos Públicos e por convite. Tem inúmeras obras construídas e publicadas e tem participado em exposições, conferências e workshops nacionais e internacionais. Agraciada com o título de Grande Oficial da Ordem de Mérito pelo Presidente da Republica Dr. Jorge Sampaio.

Ivo Poças Martins - Arquitecto e investigador pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Mantém actividade de projecto desde 2003 em parceria com Matilde Seabra. É fundador e co-editor do fanzine Friendly Fire. Foi, de 2012 a 2015, membro da equipa de redação do Jornal Arquitectos. Integrou, como Curador Assistente, a equipa da 4ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa. 

x x x x x x x

O Evento

Para a 3ª edição do Open House Porto são 60 os espaços que estarão de portas abertas no fim de semana de 1 e 2 de julho de 2017.

A seleção dos espaços da responsabilidade dos comissários Paula Santos e Ivo Poças Martins, “reúne um conjunto de obras ecléticas- tanto na época da sua construção como nos seus usos-, na mesma medida da diversidade urbana e da sua mutação mais recente. Essa mistura, e a complexidade daí resultante, é demonstrativa daquilo que transforma as cidades em corpos vivos e inclusivos. As cidades passaram a desenvolver-se a partir de iniciativas pontuais de escalas variadas, sugerindo percursos, atmosferas e vivências nos espaços intersticiais”.

Os participantes terão acesso a um extenso programa de visitas onde poderão ver e conhecer espaços que nem sempre são acessíveis ao público.

Para além do roteiro de visitas é ainda disponibilizado como mais-valia ao evento, dois programas de ações paralelas que possibilitam outras formas de observação e usufruição dos espaços: programas Caleidoscópio e Plus.

A 3ª edição do Open House Porto é organizada e produzida em exclusivo pela Casa da Arquitectura com a parceria da Câmara Municipal do Porto como Parceiro Estratégico e dos Municípios de Gaia e Matosinhos como Parceiros do evento.

Muitos outros parceiros se associam ao evento, sem os quais seria impossível oferecer este programa de visitas gratuitas ao público.

Como Funcionam as Visitas

Durante um fim-de-semana, 1 e 2 de julho, o público é convidado de forma totalmente gratuita a conhecer um roteiro que envolve espaços diversos na sua tipologia e época de construção. Cada participante, poderá criar um itinerário à sua medida, explorando a arquitetura e a cidade através de um novo olhar.

Formatos de Visita

  1. Visita Livre — visita ao espaço sem acompanhamento, dentro do horário estipulado;

  2. Visita Acompanhada — visita ao espaço orientada pela equipa de voluntários Open House Porto;

  3. Visita Comentada — visita ao espaço comentada pelo autor do projeto de arquitetura ou por um especialista convidado.

Forma de Acesso às Visitas

  1. O acesso à grande maioria das visitas será SEM MARCAÇÃO, POR ORDEM DE CHEGADA.

  2. Apenas os espaços nºs 4, 10, 11, 18, 38, 42, 45, 51, 52, 55 e 60 exigem (total ou parcialmente) a PRÉ-MARCAÇÃO/RESERVA para as suas visitas. A reserva destas visitas ficará disponível a partir do dia 28 JUNHO, às 14H00, neste site. Para efetuar a sua reserva, deverá entrar no menu “roteiro”, selecionar o espaço pretendido e procurar pelo item “Reserva”.

Programa Caleidoscópio

Conjunto de atividades gratuitas produzidas em parceria com a CASA DA ARQUITECTURA durante o Open House Porto a decorrer em alguns locais do roteiro e que se destinam a todo o tipo de públicos. Resulta de uma vontade de apresentar outras perspetivas de exploração e ocupação dos espaços.

Informação detalhada sobre todas as atividades do Programa Caleidoscópio, locais onde se realiza e horários, disponível para consulta AQUI.

Programa Plus

Programa paralelo de atividades gratuitas promovidas por entidades exteriores à CASA DA ARQUITECTURA cujo perfil e local se enquadram no Open House Porto. Informação detalhada sobre todas as atividades do Programa Plus, locais onde se realiza e horários, disponível para consulta AQUI.

Outras Informações

  1. Em cada espaço será entregue um guia e um mapa do Open House Porto pela equipa de voluntários presente no local. Limitado ao stock existente.
  2. A frequência de visita informada em cada espaço é indicativa. Devido ao elevado número de participantes no evento e a condicionantes dos próprios espaços, a organização não se pode responsabilizar pelo seu eventual incumprimento.
  3. Estará disponível um autocarro gratuito Open House Porto para os visitantes que circularem entre os espaços de Vila Nova de Gaia. Este autocarro fará um circuito circular entre todos os pontos de visita do roteiro localizados em V. N. Gaia.

A arquitetura vai estar de portas abertas: entre e faça parte desta experiência!

Ficha Técnica

Open House Porto

Comissário:
Paula Santos
Ivo Poças Martins
Coordenação Geral:
Carla Barros | CA
Produção:
Ana Pinto | CA
Susana Gaudêncio | CA
Comunicação:
Carla Barros | CA
José Pereira | CA
Margarida Portugal | CA
Assessoria de Imprensa:
Margarida Portugal | CA
Parcerias:
Ana Pinto | CA
Carla Barros | CA
Coordenação de Voluntariado:
Susana Gaudêncio | CA
Cláudia Rosete (assist.)
Tradução:
Susana Pomba
Design de Comunicação:
Alfaiataria — Rui Silva
Website:
Bit Basement
Typefont:
Van Condensed by Ricardo Santos

Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura

Comissão Executiva :
José Manuel Dias da Fonseca, Presidente
Nuno Sampaio, Diretor Executivo
Fernando Rocha, Tesoureiro da Direção
Coordenação:
Carla Barros
Produção:
Ana Pinto
Alice Prata
Imagem:
José Pereira
Comunicação e Imprensa:
Margarida Portugal
Serviço Educativo:
Susana Gaudêncio
Coleções:
Gilson Fernandes
Gestão Financeira:
Soraia Lebre
Gestão Loja da Casa:
Carla Sousa
Infraestruturas e TI:
Paulo Silva
Secretariado:
Natacha Mota